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O recurso mais valioso do mundo não é mais o petróleo, mas os dados

06/5/2017

A economia de dados exige uma nova abordagem das regras antitruste

Uma NOVA commodity gera uma indústria lucrativa e em rápido crescimento, levando os reguladores antitruste a intervir para restringir aqueles que controlam seu fluxo. Há um século, o recurso em questão era o petróleo. Agora preocupações semelhantes estão sendo levantadas pelos gigantes que lidam com dados, o petróleo da era digital. Esses titãs – Alphabet (empresa controladora do Google), Amazon, Apple, Facebook e Microsoft – parecem imparáveis. São as cinco empresas listadas mais valiosas do mundo. Seus lucros estão aumentando: eles acumularam coletivamente mais de US$ 25 bilhões em lucro líquido no primeiro trimestre de 2017. A Amazon captura metade de todos os dólares gastos online nos Estados Unidos. Google e Facebook foram responsáveis por quase todo o crescimento da receita em publicidade digital nos Estados Unidos no ano passado.

Tal domínio levou a pedidos de desmembramento dos gigantes da tecnologia, como ocorreu com a Standard Oil no início do século 20. Este jornal argumentou contra tal ação drástica no passado. O tamanho por si só não é um crime. O sucesso das gigantes beneficiou os consumidores. Poucos querem viver sem o mecanismo de busca do Google, a entrega em um dia da Amazon ou o feed de notícias do Facebook. Essas empresas também não dão o alarme quando testes antitruste padrão são aplicados. Longe de enganar os consumidores, muitos de seus serviços são gratuitos (os usuários pagam, na verdade, entregando ainda mais dados). Leve em consideração os rivais off-line e suas participações de mercado parecem menos preocupantes. E o surgimento de iniciantes como o Snapchat sugere que os novos participantes ainda podem fazer ondas.
Mas há motivo para preocupação. O controle de dados das empresas de Internet lhes dá um poder enorme. As velhas formas de pensar sobre a concorrência, concebidas na era do petróleo, parecem ultrapassadas no que veio a ser chamado de “economia de dados” (ver Briefing). É necessária uma nova abordagem.

Quantidade tem uma qualidade própria

O que mudou? Os smartphones e a internet tornaram os dados abundantes, onipresentes e muito mais valiosos. Quer você esteja correndo, assistindo à TV ou apenas parado no trânsito, praticamente todas as atividades criam um rastro digital – mais matéria-prima para as destilarias de dados. À medida que dispositivos de relógios a carros se conectam à internet, o volume aumenta: alguns estimam que um carro autônomo gere 100 gigabytes por segundo. Enquanto isso, técnicas de inteligência artificial (IA), como aprendizado de máquina, extraem mais valor dos dados. Os algoritmos podem prever quando um cliente está pronto para comprar, um motor a jato precisa de manutenção ou uma pessoa corre o risco de contrair uma doença. Gigantes industriais como GE e Siemens agora se vendem como empresas de dados.
Essa abundância de dados muda a natureza da competição. Os gigantes da tecnologia sempre se beneficiaram dos efeitos de rede: quanto mais usuários o Facebook registra, mais atraente se torna a inscrição para os outros. Com dados, há efeitos de rede extras. Ao coletar mais dados, uma empresa tem mais espaço para melhorar seus produtos, o que atrai mais usuários, gerando ainda mais dados e assim por diante. Quanto mais dados a Tesla coletar de seus carros autônomos, melhor poderá fazê-los dirigir sozinhos – parte da razão pela qual a empresa, que vendeu apenas 25.000 carros no primeiro trimestre, agora vale mais do que a GM, que vendeu 2,3 milhões . Vastos conjuntos de dados podem, portanto, atuar como fossos protetores.

O acesso aos dados também protege as empresas dos rivais de outra maneira. O argumento para ser otimista sobre a concorrência na indústria de tecnologia baseia-se no potencial de os operadores históricos serem pegos de surpresa por uma startup em uma garagem ou por uma mudança tecnológica inesperada. Mas ambos são menos prováveis na era dos dados. Os sistemas de vigilância dos gigantes abrangem toda a economia: o Google pode ver o que as pessoas pesquisam, o Facebook o que elas compartilham, a Amazon o que elas compram. Eles possuem lojas de aplicativos e sistemas operacionais e alugam poder de computação para startups. Eles têm uma “visão do olho de Deus” das atividades em seus próprios mercados e além. Eles podem ver quando um novo produto ou serviço ganha força, permitindo que copiem ou simplesmente comprem o novato antes que se torne uma ameaça muito grande. Muitos acham que a compra do WhatsApp por US$ 22 bilhões em 2014 pelo Facebook, um aplicativo de mensagens com menos de 60 funcionários, se enquadra nessa categoria de “aquisições de tiroteio” que eliminam rivais em potencial. Ao fornecer barreiras à entrada e sistemas de alerta precoce, os dados podem sufocar a concorrência.

Quem você vai chamar, trustbusters?

A primeira é que as autoridades antitruste precisam passar da era industrial para o século XXI. Ao considerar uma fusão, por exemplo, eles tradicionalmente usam o tamanho para determinar quando intervir. Eles agora precisam levar em consideração a extensão dos ativos de dados das empresas ao avaliar o impacto dos negócios.
O preço de compra também pode ser um sinal de que um incumbente está comprando uma ameaça nascente. Com essas medidas, a disposição do Facebook de pagar tanto pelo WhatsApp, que não tinha nenhuma receita, teria levantado bandeiras vermelhas. Os caçadores de confiança também devem se tornar mais experientes em dados em suas análises da dinâmica do mercado, por exemplo, usando simulações para caçar algoritmos em conluio sobre preços ou para determinar a melhor forma de promover a concorrência

O segundo princípio é afrouxar o controle que os provedores de serviços online têm sobre os dados e dar mais controle àqueles que os fornecem. Mais transparência ajudaria: as empresas poderiam ser forçadas a revelar aos consumidores quais informações possuem e quanto dinheiro ganham com isso. Os governos poderiam encorajar o surgimento de novos serviços abrindo mais de seus próprios cofres de dados ou gerenciando partes cruciais da economia de dados como infraestrutura pública, como a Índia faz com seu sistema de identidade digital, Aadhaar. Eles também podem exigir o compartilhamento de certos tipos de dados, com o consentimento dos usuários – uma abordagem que a Europa está adotando nos serviços financeiros, exigindo que os bancos tornem os dados dos clientes acessíveis a terceiros.
Reiniciar o antitruste para a era da informação não será fácil. Isso acarretará novos riscos: mais compartilhamento de dados, por exemplo, pode ameaçar a privacidade. Mas se os governos não quiserem uma economia de dados dominada por alguns gigantes, eles precisarão agir logo.

Fonte: Traduzido por Google Tradutor de https://www.economist.com/leaders/2017/05/06/the-worlds-most-valuable-resource-is-no-longer-oil-but-data

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