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O CASO DA EMPRESA CAMARI E SUA ESTRATÉGIA GERAL DE CONCENTRAÇÃO

“Quando o estrategista erra, o soldado morre.”
(Lincoln)

A MATRIZ PARA ESCOLHA DA ESTRATÉGIA POR WRIGHT, KROLL e PARNELL
O livro Administração Estratégica (2000, p.159) apresenta a Matriz que correlaciona graus diferentes de Pontos Fortes com os de Ameaças e Oportunidades, onde cada quadrante infere na escolha da Estratégia Geral a ser implementada.
A Matriz pode incorporar informações econômico-financeiras como a Análise de Balanço Patrimonial e Balancete de Verificação, Análise do Demonstrativo de Resultados do Exercício, do Fluxo de Caixa e do Fluxo de Caixa Projetado, da evolução do EBITDA, dos impactos no Market Share, do MVA e EVA, do Ponto de Equilíbrio, das Sinergias, do potencial do RH, dos canais de distribuição, do R.O.I., Payback e Goodwill.
PORQUÊ DESENVOLVER ESTRATÉGIAS?
►Melhorar o atual posicionamento competitivo;
►Manter e melhorar a posição no mercado;
►Elevar a lucratividade;
►Contribuir para se atingir os Objetivos Organizacionais, a Missão e Visão;
►A concorrência ter dificuldades em “copiá-la”.
CONHECENDO A CAMARI
Localizada em Cristais Paulista, iniciou suas atividades em 1996 e hoje produz 15 ton./dia de carne suína e possui mais de 70 itens no portfólio (embutidos e as linguiças são os produtos principais); tem mais de 1.000 matrizes em 3 unidades com capacidade de acomodar em torno de 20.000 suínos e uma fábrica de ração.
Conta com 250 colaboradores nas áreas de genética, granjas, frigorífico, vendas e logística.
É considerada uma das melhores suíno culturas do Brasil.
A ESTRATÉGIA GERAL DE CONCENTRAÇÃO
O que a CAMARI, FEDEX, MCDONALD´S, MINERVA FOODS e TETRA PAK tem em comum? A escolha pela Estratégia de Concentração.
A Estratégia é aquela em que a organização foca em uma única linha de Negócios e nessa tem grande parte do seu resultado econômico-financeiro; é utilizada para se obter Vantagem Competitiva por meio do conhecimento especializado e eficiente, da redução de custos e do foco da Gestão.
A ESTRATÉGIA GERAL DE CONCENTRAÇÃO E OS RISCOS
►Períodos recessivos ou problemas no mercado podem acentuar a queda nas vendas;
►Ter todos ou grande parte dos “ovos” na mesma cesta pode configurar uma grande fragilidade competitiva;
►O Poder de Barganha do Cliente pode exercer pressão na lucratividade;
► “..se o mercado começa a encolher ou competidores agressivos passam a dominar o mercado, a empresa que se encontra em uma única especialidade corre o risco de ser eliminada, pois não tem outra linha de negócios à qual recorrer.” (Certo&Peter, Administração Estratégica, pág.72)

“Estratégia é o mais importante trabalho de uma organização. Em situações de vida e morte, isto é o Tao da sobrevivência, ou da extinção. Este estudo não pode ser negligenciado.”
(Sun Tzu, no livro A Arte da Guerra)

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