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COMPETITIVIDADE: “MARCAS QUE SÃO MAIORES QUE O PRODUTO”

– O CASO 51: ELEVANDO A COMPETITIVIDADE COM A CRIAÇÃO DE SPIN-OFFs –

“O Brasil ainda não sacou o poder do Branding – e perde dinheiro com isso.”
(Ana Couto)

VOCÊ COSTUMA PERGUNTAR AO VENDEDOR(A)…
► “Por favor, onde estão as “Hastes Flexíveis””?
► “Por favor, onde encontro o “Cereal Matinal””?
► “Senhoria me vê “Amido de Milho””?
► “Onde fica o “Fermento Químico em Pó””?
► “Você tem “Ácido Acetilsalicílico Sintético, da Bayer””?
► “Por favor, uma dose de “Aguardente de Cana com 38º. a 48º. de teor alcoólico”.
Provavelmente a comunicação entre você e o(a) vendedor(a) teria um “ruído” e ocasionaria até a não compra do produto. Mas… e se você disser:
► “Por favor, onde estão os “COTONETES””?
► “Por favor, onde encontro o “SUCRILHO””?
► “Senhoria me vê a “MAIZENA””?
► “Onde fica o “PÓ ROYAL””?
► “Você tem “ASPIRINA””?
► “Por favor, “uma 51””?
Esses são alguns exemplos quando a “MARCA é sinônimo do “PRODUTO”; você pode até comprar do concorrente mas solicita “Cotonete”, “Maizena”,…
A tradição do produto (Leite Moça e Maizena são marcas centenárias), qualidade do produto percebida pelo cliente, investimentos em P&D, Marketing, Branding e Design são os principais fatores que criam o fenômeno da “Marca maior que o Produto”.
O QUE ISSO TEM A VER COM SPIN-OFFs – O CASO DA CACHAÇA 51 -?
Produzida pela Cia. Müller de Bebidas é a cachaça mais vendida no mundo, em seu segmento, com produção anual de 100.000.000 de garrafas, exportada para mais de 60 países e, no segmento de destilados é uma das mais populares do mundo.
No Brasil, mercado de bebidas alcoólicas, a cachaça é a 2ª. mais consumida ficando atrás apenas da cerveja.
A metodologia de SPIN-OFF (literalmente ramificação, derivação) é aplicada de forma estratégica pela empresa ao criar dezenas de produtos, serviços e linhas de negócios a partir do produto principal (core business) e implementando os conceitos das Estratégias de Negócios de Michael Porter – Liderança em Custos, Diferenciação e Enfoque -.
Quais os impactos na competitividade de empresas onde a “Marca é maior que o Produto” e se criam Spin-Offs?
► Criação de Barreiras à Entrada de concorrentes;
► Aumento do Poder de Barganha junto ao Cliente, por meio do Pricing Power;
► Otimização do Ponto de Equilíbrio;
► Aumento da fidelização do cliente;
► Maior lucratividade;
► Otimização dos Custos e Despesas Fixas;
► Otimização dos custos mercadológicos;
► Aumento do Market Share.

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