“Torture os dados e eles confessarão qualquer coisa.”
(Ronald Coase, Economista)
PROBLEMA: “ESSE RESULTADO NÃO ESTÁ CORRETO!”
Dúvidas sobre o que está representado no Indicador de Desempenho (ID) ou comparativo com as METAS esperadas, principalmente se forem ruins ou em não conformidade, são atribuídas em um primeiro momento aos dados que embasaram o que está representado e se caso não houver uma explicação dos fundamentos, a descrença se espalha entre as Lideranças da empresa.
Neste momento se evidencia a importância do conceito e fundamentos da ESTRATIFICAÇÃO (uma das 7 Ferramentas Básicas da Estatística aplicada ao gerenciamento de processos).
CONCEITUANDO A ESTRATIFICAÇÃO
Consiste na divisão de um grupo de dados (ou de estudos) em diversos subgrupos baseados em fatores que possam ser de interesse do objetivo esperado, e ter a sua origem identificada com clareza.
Exemplificando: é de interesse conhecer os fatores que levaram ao aumento do Custo Fixo de Produção que por sua vez contribuiu para a redução da lucratividade. Quais seriam os fatores?
► horas extras?
► paradas da linha de produção? Manutenção Preventiva?
► volume de produção alterado?
► consumo de energia elétrica (na ponta e ou fora)?
► qualidade da matéria prima?
► absenteísmo na linha de produção?
► aumento salarial?
► produção hora/homem?
► contratação de pessoas?
REGRAS BÁSICAS PARA ELEVAR A “QUALIDADE DOS DADOS E DA ESTRATIFICAÇÃO”.
► clareza nos objetivos;
► aleatoriedade: “todos os elementos da população tem a mesma chance de serem escolhidos para compor a amostra.”;
► clareza quanto aos limites da META, Objetivos e especificações;
► amostragem significativa, representativa e de acordo com a metodologia;
► clareza na origem dos dados: históricos ou de experimentos planejados;
► tipologia e comportamento: dados Discretos ou Contínuos;
► aleatoriedade nas condições em que a amostra foi gerada.
REFLEXÃO: “Na empresa os resultados de ID´s e METAS estão embasados na metodologia e conceitos da ESTRATIFICAÇÃO e na qualidade da coleta de dados?”