“Todo CONHECIMENTO começou com intuições, passou daí aos CONCEITOS e terminou com IDEIAS.” (Immanuel Kant)
QUANTO CUSTA UM BOM E MAU PROJETO?
Estudos da American Supplier Institute (1997) estima que os GANHOS DE QUALIDADE nas diferentes fases de Projetos seriam:
► 100:1 quando se está na fase de PROJETO DO PRODUTO;
► 10:1 na fase de PROJETO DO PROCESSO;
► 1:1 quando o mesmo está em produção.
O mesmo estudo indica que o Custo de Mudanças (financeiro, humanos, materiais e outros) seria baixíssima nas fases de CONCEPÇÃO e PROJETO, elevando-se um pouco na PROTOTIPAGEM e se tornando altíssimo na fase de PRODUÇÃO.
Reflita: qual o custo de RECALL ou de IMAGEM para a marca&produto?
AS ETAPAS DO PROJETO DE PRODUTO&SERVIÇO: A METODOLOGIA DE SLACK, CHAMBERS E JOHNSTON
No livro “Administração da Produção”, obrigatório nos cursos de Gestão e Engenharia de Produção, os autores definem uma sequência de etapas para o desenvolvimento do PROJETO do Produto&Serviço:
1º. Geração do CONCEITO;
2º. Triagem e Seleção;
3º. Projeto Preliminar;
4º. Avaliação e Melhoria;
5º. Prototipagem e Projeto Final.
São essas etapas que constituirão o Produto&Serviço em seus três aspectos básicos: o CONCEITO, o PACOTE e o PROCESSO.
Foco apenas na etapa de constituição do CONCEITO.
No dicionário (Michaellis), “Conceito é uma ideia, noção, símbolo, síntese.”
Na metodologia de PROJETO, CONCEITO é o conjunto de BENEFÍCIOS esperados pelo consumidor como, por exemplo, a cor, tamanho, originalidade, facilidade de manuseio e limpeza, durabilidade, sabor, economia, valor, ambiente e outros.
PEQUENOS NEGÓCIOS&ÓTIMOS CONCEITOS
Veja como é possível e acessível à qualquer tipo de negócio desenvolver um ótimo projeto por meio de metodologias que, na maioria dos casos, reduz em muito a “mortalidade de empresas&empregos”.
E aí? Como está a metodologia em sua empresa?