PROBLEMA?
Um dos pilares de sustentação da RGM é a quantidade e qualidade do SORTIMENTO de produtos e ou serviços que em muito contribui para reduzir o “vazamento de receitas”, aqui entendida como aquela não realizada ou financeiramente mal operacionalizada por canais de venda tradicionais ou digitais
Quando há “vazamentos” o PONTO DE EQUILÍBRIO é afetado de diversas formas, como por exemplo:
► deixa-se de elevar o faturamento para cobrir Custos&Despesas;
► pode haver impacto na qualidade e entrega do produto&serviço;
► na “demora” para chegar ao “Ponto” pode ser necessário incorrer em empréstimos financeiros ou utilizar Capital de Giro para outros fins.
Se os Custos&Despesas Fixas já existem uma forma de otimizá-los poderá ser o aumento do portfólio (Sortimento); um exemplo é a Linha de Produtos para Pets da SODIÊ.
SODIÊ PETS
Este segmento cresce e ganha mais espaço de mercado o que motivou a SODIÊ DOCES, franquia de bolos e salgados, a desenvolver sua linha de bolos e muffins para cães e gatos.
O PRODUTO
►vendidos em caixas similares às dos bolos originais vem acompanhados de uma velinha para as comemorações;
►são encontrados nas lojas da rede que possuem espaço Pet;
►os produtos seguem uma tabela nutricional adequada; aroma e sabor são apropriados para o paladar e olfato deles;
►a campanha de lançamento é estrelada pela Pet da fundadora da SODIÊ, a maltês July;
► os muffins estão disponíveis a partir de R$ 8,90, enquanto os bolos a partir de R$ 34,90. (informação de 02/09/24)
(Adaptado de Mercado&Consumo, 02/09/24 – “Marca passa a comercializar bolo de aniversário e muffins para cães e gatos”)
REFLEXÃO: QUE TAL COMEÇAR A REDUZIR OS “VAZAMENTOS DE RECEITAS” E OTIMIZAR O PONTO DE EQUILÍBRIO?
E aí? É possível implementar os conceitos, métodos e ferramentas do RGM?