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O CONSUMIDOR OMNI, O DEUS JANO (romano) E A ESTATÍSTICA: COMO O FATURAMENTO É AFETADO?

OS OMNICONSUMIDORES.
Omni –do Latim omnis- significa “todos”, “tudo”. OMNICONSUMIDORES são potenciais consumidores que utilizam diferentes formas para pesquisar, analisar e comprar produtos e serviços seja em pesquisas no Instagram, Tik-Tok, loja física, por telefone, sites de compras, buscas e de avaliação enfim, é um consumidor que não vê diferenças entre o “On-Line e Off-Line”.
Esse comportamento traz um desafio: influenciado por tantas variáveis eleva-se a dificuldade de entendê-lo durante a “Jornada” e na efetivação da compra.
E O DEUS JANO?
Representado por duas faces JANO é considerado como o “deus do começo e fim”, “do passado e presente” e a correlação com o OMNICONSUMIDOR dá-se pelo gap entre a intenção e a realidade da compra.
Por exemplo:
► “Prega-se alimentação saudável e, na realidade, consume mais alimentos ultraprocessados, quando não junk food por necessidade ou opção.” (Mercado&Consumo, 31/03/25)
► “Valoriza a fidelidade a marcas e rende-se à melhor oferta de preço de um produto de origem duvidosa…” (Mercado&Consumo, 31/03/25)
Um comportamento JANO do consumidor!
COMO O DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS DO EXERCÍCIO (DRE) É AFETADO?
“…por conta desse gap cognitivo que dificulta antecipar o comportamento REAL de consumo, cada vez mais investimentos têm sido feitos para monitorar não o que é dito, mas sim o que de FATO acontece com o consumidor…” (Mercado&Consumo, 31/03/25)
“…daí a importância de correlacionar o desempenho de vendas e a rentabilidade com os mais diversos fatores que podem influenciar a decisão de escolha e compra…” (Mercado&Consumo, 31/03/25)
Se os fatos&dados captados estiverem enviesados haverá queda na eficácia dos indicadores mercadológicos com reflexos no DRE. Aprimorar o tratamento das informações é preservar a lucratividade.
E A ESTATÍSTICA?
Como são múltiplas as variáveis que influenciam da “intenção à compra”, a Estatística deve ser utilizada ao longo de horas, dias, semana, mês como forma de entender este consumidor e ao mesmo tempo implementar emergencialmente ações mercadológicas.
Alguns exemplos:
► Análise de Variância;
► Comparativos entre Média e Mediana;
► Comparativos entre Média, Desvio Padrão e Coeficiente de Variação;
► Carta de Controle (Dados Discretos);
► Histogramas e Boxplot;
► Análise de Correlação.
Os CURSOS de CAPACIDADE ANALÍTICA e INTELIGÊNCIA COMPETITIVA são ideais para elevar a lucratividade do negócio.

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