BLOG


A “CACAU É SHOW” NA ESTRATÉGIA DE DIVERSIFICAÇÃO?

– Será um “chocolate de resultados”? –

“Estratégia é o mais importante trabalho de uma organização. Em situações de vida e morte, isto é o Tao da sobrevivência, ou da extinção. Este estudo não pode ser negligenciado.”
(Sun Tzu, em A Arte da Guerra)

PROBLEMA: O DESAFIO DE REDUZIR A EXPOSIÇÃO EM ÚNICA OU POUCAS LINHAS DE NEGÓCIOS
Quando a concorrência e as Forças Competitivas de Porter se tornam relevantes para a manutenção da competitividade dos negócios, principalmente quando este se baseia em única ou poucas “Linhas de Negócios”, a metodologia de Planejamento Estratégico se torna vital e, claro, as opções de Estratégias precisam ser estudadas e cenários e resultados simulados.
A Estratégia de DIVERSIFICAÇÃO é uma opção muito utilizada em algumas empresas como o JBS, Grupo Herval, Unilever e outros quando os cenários competitivos se tornam desafiadores.
Conceitualmente a DIVERSIFICAÇÃO baseia-se na “aquisição de empresas em outros mercados ou linhas de negócio com algum grau de diferença em relação ao atual negócio do adquirente; ela pode ser Relacionada (quando produção, canal de distribuição, tecnologia é similar ao da empresa compradora) ou Não Relacionada (quando é completamente diferente da empresa compradora)” (Certo&Peter, em Administração Estratégica)
Objetivos principais:
► reduzir exposição aos riscos;
►aumentar lucratividade;
►agregar valor ao produto e ou serviço.
Como toda e qualquer Estratégia existem os riscos e seis (6) perguntas precisam ser feitas; esse assunto trato em outra publicação.
COMO ESTÁ SENDO IMPLEMENTADA A ESTRATÉGIA DE DIVERSIFICAÇÃO DA CACAU SHOW?
► Aquisição do antigo Playcenter (enorme parque de diversões, desativado, localizado em São Paulo); especula-se que aí poderia ser criada a “Fantástica Fábrica de Chocolate”.
► Aquisição de miniparques de diversão em Shoppings (da marca Playland e Playcenter Family).
► Construção de Resorts&Spas (temáticos) em Campos do Jordão e Águas de Lindóia, em SP).
► Lançamento da linha de tênis “Chocomonstros” em parceria com a Pampili.
É a CACAU SHOW desenvolvendo seus “Spin-Offs” e se tornando “Ambidestra”.

REFLEXÃO: “Estaria a CACAU SHOW implementando as “5 Lições de Beyoncé” para ter sucesso nos negócios?”
► Ofereça experiências memoráveis;
► Construa relacionamentos verdadeiros;
► Envolva as pessoas;
► Comprometa-se a criar conexões de longo prazo;
► Contribua para a “trilha sonora das pessoas”.

Group_7543 branco