-O USO DO PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIA-
“O homem não é nada além daquilo que a Educação faz dele.” (Immanuel Kant)
NÚMEROS.
► 346.519 alunos CONCLUINTES participantes do ENADE 2023.
► Em 9.380 cursos/instituição de alunos CONCLUINTES.
► Nas áreas e cursos de Engenharias, Agronomia, Zootecnia, Arquitetura e Urbanismo, Área da Saúde, Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental, Estética e Cosmética, Radiologia e Segurança do Trabalho tanto na modalidade Presencial (86,66% dos CONCLUINTES) como EAD (13,34%).
► Em IES Pública Federal, Pública Estadual, Privadas com e sem Fins Lucrativos, Comunitárias e Confessionais, Municipal e Especial.
► 66,10% dos CONCLUINTES estavam nas Privadas com e sem Fins Lucrativos, 24,68% nas Estaduais e Federais e 9,22% nas demais.
CONCEITOS DOS CONCLUINTES.
► 8,33% dos CONCLUINTES estavam em cursos com CONCEITO 5.
► 19,29% dos CONCLUINTES em cursos com CONCEITO 4.
► 36,81% dos CONCLUINTES em cursos com CONCEITO 3.
► 31,59% dos CONCLUINTES em cursos com CONCEITO 2.
► 3,98% dos CONCLUINTES em cursos com CONCEITO 1.
O “GAP”. Ver gráficos e figuras.
► Do total de CONCLUINTES com CONCEITO 5, 76,60% estavam em IES Pública Federal e Estadual.
► Do total de CONCLUINTES com CONCEITO 1, 90,50% estavam em IES Privada com e sem Fins Lucrativos.
► Conceito 5: 18,94 alunos CONCLUINTES da Pública Federal para cada 1 de IES Privada com Fins Lucrativos e 12,16 para cada 1 de IES Privada sem Fins Lucrativos.
► CASO: Engenharias (incluso Arquitetura e Urbanismo): Média Geral da Nota –Formação Geral e Específica- foi de 44,96 de 100,00 possíveis; um “gap” de 55,04.
A PRÁTICA DO PDCA DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
Identificado o “gap” por cursos ou IES aplica-se a metodologia como forma de reduzi-lo e promover melhorias qualitativas.